segunda-feira, 17 de março de 2008

Evoluções do ASP.NET

O ASP.Net, atualmente na versão 3.5 vem evoluindo desde 2002, quando publicado sua primeira versão 1.0. Há ainda a versão ASP, sua predescessora, mas as mudanças foram tão grandes, que o comum poderia ser: a opção da Microsoft para desenvolvimento Web, cada uma em sua época.

ASP.Net 1.0 – 13/02/2002
Introdução a plataforma de desenvolvimento .Net e para aplicações Web o ASP.NET. Apesar de 1.0 é uma plataforma extremamente robusta e bem definida.
Suas inovações foram soluções para problemas já vividos como a divisão em dois arquivos por página, um definindo o layout da página e outro o código(code behind).
A compilação para linguagem intermediária(MSIL) e a utilização da framework para prover diversas classes e seus serviços para o desenvolvimento, que continuaram nas versões posteriores da framework.
Vários controles para facilitar o desenvolvimento, como os Validators, que permitem validar o conteúdo inserido pelos usuários.

ASP.Net 1.1 – 03/04/2003
Praticamente não houve grandes mudanças em relação à versão 1.0. Correção de alguns bugs e melhorias.

ASP.Net 2.0 – 22/01/2006
As definições da plataforma até agora foram bem acertadas, mas esta versão trouxe grandes mudanças para o desenvolvimento. O acesso a dados passou a ser feito através dos componentes DataSources. Existem DataSources especialistas para cada diversas fontes de dados, dentre eles:

  • XML - XMLDataSource
  • Base de dados - SqlDataSource
  • Objetos - ObjectDataSource.
    • Representa uma camada intermediária para recuperar e atualizar objetos. Este é flexível para permitir o acesso a diferentes arquiteturas e usar na parte ASP.Net os controles de forma transparente.
Houve a introdução ao que foi chamado Two-way data binding. Os dados eram lidos e poderiam ser salvos(http://msdn2.microsoft.com/en-us/magazine/cc163505.aspx).

O controle DataGrid foi substituído pelo GridView. Este para mostrar vários registros, por exemplo, várias linhas de uma consulta da base de dados.

O controle FormView foi introduzido, para possibilitar a visualização, edição e exclusão de registro. O Controle DetailView, similar ao FormView, mostra dados de forma tabular, ou seja, de forma menos flexível que o FormView.

Introdução ao Master Page, themas e skins, que permitem uma padronização e melhor organização do layout da aplicação.
    .Net framework 3.0 – 21/11/2006
    Esta não trouxe uma versão para o ASP.Net, mas trouxe novas tecnologias para a framework como:

    Windows Presentation Foundation(WPF)
    http://msdn2.microsoft.com/en-us/netframework/aa663326.aspx

    Windows Workflow Foundation(WF)
    http://msdn2.microsoft.com/en-us/netframework/aa663328.aspx

    Windows Communication Fundation(WCF) - code-named Indigo http://msdn2.microsoft.com/en-us/netframework/aa663324.aspx

    ASP.NET AJAX - 23/01/2007 - code-named Atlas
    O Ajax(Asynchronous Javascript And XML) trouxe uma maior interatividade para as aplicações Web, diminuindo a quantidade de refreshs no cliente(navegador) através da utilização de Javascript, XML e XMLHttpRequest para buscar informações no servidor.

    O Ajax não é uma tecnologia, mas um nome comercial para o conjunto de tecnologias. A principal delas, se é que podemos definir alguma como principal, é o XMLHttpRequest, originalmente desenvolvido pela Microsoft para o Outlookup Web Access 2000.

    Um dos grandes responsáveis pela popularização do AJAX foi o Gmail(01/04/2004), hoje em dia praticamente todo web mail utiliza-se de AJAX.

    O ASP.net AJAX é a biblioteca da Microsoft para utilização de AJAX com o ASP.NET 2.0 ou 3.5.
    http://asp.net/ajax/

    ASP.Net 3.5 – 19/11/2007
    Esta versão adiciona novas funcionalidades ao ASP.NET 2.0, ou seja, as funcionalidades e controles do ASP.NET 2.0 foram todos mantidos.

    Mas houve novidades, como os controles:
    ListView
    Permite mostrar dados utilizando templates(modelos), permitindo uma grande flexibilidade
    http://www.asp.net/learn/3.5-videos/video-225.aspx

    DataPage
    Permite a paginação controles que são Data-Bound, como o ListView
    http://www.asp.net/learn/3.5-videos/video-221.aspx

    E a principal novidade, que é o Linq, uma linguagem para query em objetos, que podem estar na memória ou na base de dados. Isto só é possível graças ao mapeamento objeto relacional. Caso queira ver um vídeo disto:
    http://www.asp.net/learn/videos/video-232.aspx

    O Java disponibiliza funcionalidades equivalentes, como o TopLink e o Hibernate.

    E depois:
    Há também o Silverlight, para o desenvolvimento de aplicações RIA(Rich Internet Application). É um plugin de browser, assim como o Adobe Flash, atualmente está no desenvolvimento de sua versão 2.0.

    Ufa! É isto, muita informação, mas somente para termos uma idéia de onde estamos.