quarta-feira, 1 de março de 2017

Configurando o TypeScript com o Angular

Os benefícios de se utilizar o TypeScript foram falados nos posts Introdução ao TypeScript  e Configuração Gulp para trabalhar com TypeScript. Mas configurar o TypeScript com o Angular 1 demanda uma sequência correta de etapas.

O ambiente javascript evoluiu muito nos últimos anos, tanto em relação ao poder quanto à complexidade. Há um discussão sobre o tema muito interessante no podcast  .NET Rocks #1387 JavaScript Development Environments with Cory House. A ideia de ter o ambiente Javascript bastante aberto à diferentes pacotes dá margem para aparecer pacotes oferecendo serviços melhores que os já existentes, mas ao mesmo tempo pode paralisar o desenvolvedor que está se iniciando no ambiente novo – que pode preferir num primeiro momento repetir a escolha de um especialista.

O repositório “Browserify-TypeScript-Angular-Gulp—Boilerplate” do Git fez um excelente Boilerplate (entenda como facilitador para você iniciar seus projetos neste contexto) que além de merecer estrelas, merece um post só sobre ele.

Neste repositório foi configurado vários pacotes, à se destacar:

  • Browserify
  • TypeScript
  • Angular (1)
  • Gulp

Depois do repositório clonado, basta executar os comandos abaixo, conforme readme.md, para baixar as dependências:

npm install 
bower install 
 

O repositório tem dois branches

  1. master com um exemplo de CRUD
  2. no-demo-app” com o bolierplate apenas.

Para executar o CRUD de exemplo, com o Node.js como backend, basta executar:

gulp serve